É hora de ter um imóvel para trabalhar?

Como escolher o melhor consórcio?
02/22/2021
Preciso vender o imóvel, mas está alugado. O que fazer?
03/01/2021

É hora de ter um imóvel para trabalhar?

Com a pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a ficar em casa, trabalhando em home office. Porém, para diversas famílias, trabalhar de casa nem sempre é tarefa fácil. Isso porque, sem um espaço reservado, com ambiente propício para o trabalho, a rotina da casa pode acabar atrapalhando. Assim, uma dúvida que pode surgir é: Será que preciso ter um imóvel para trabalhar?

A hora certa de tomar a decisão

Se você já buscava ter um empreendimento próprio, ou mesmo um imóvel como forma de investimento, esta pode ser a hora perfeita. 

Então, o primeiro passo é saber qual o orçamento para investir no imóvel. Ora, se você precisa de um imóvel com certa urgência, mas não tem muito dinheiro para investir, o aluguel pode ser a melhor opção em curto prazo.

Assim, o custo do imóvel é menor e você poderá expandir seu negócio, alugando uma sala à medida que a empresa cresce, por exemplo. Outra vantagem é que, caso seu empreendimento não dê certo, você não ficará com uma dívida a pagar.

Por outro lado, se a ideia de investir em um imóvel comercial já vinha sendo amadurecida como forma de investimento, o estopim da pandemia trouxe consigo excelentes oportunidades de financiamento, devido à baixa nos juros. Então esta pode ser a hora mais apropriada para materializar esse sonho.

O que considerar ao comprar ou alugar um imóvel para trabalhar?

Alugar um imóvel para trabalhar pode ser uma vantagem para quem não quer uma dívida de longo prazo. Para muitos investidores, isso pode ser uma grande vantagem, já que o custo do imóvel fica mais barato e não compromete o orçamento com outros gastos iniciais do empreendimento.

Outra vantagem importante é que o custo do aluguel pode ser dividido com outras pessoas que também precisem de um imóvel para trabalhar, caso o contrato permita sublocação. Isso torna os gastos com imóvel ainda mais leves. E por falar em leveza, a rescisão de contrato e devolução do imóvel também são muito mais fáceis caso a empresa precise mudar de localização.

Existem desvantagens, porém, no aluguel do espaço. Por exemplo, o dono do imóvel pode requerê-lo de volta ao fim do contrato, o que obrigaria sua empresa a mudar de lugar.

Também não é possível fazer mudanças estruturais no imóvel, o que também obrigaria sua empresa a mudar para outro espaço que tenha outra distribuição de cômodos.

Já no caso da compra de um imóvel, você estará adquirindo um patrimônio, que poderá ser utilizado pela sua empresa ou mesmo como forma de renda, caso decida alugá-lo quando desocupá-lo. 

Também existe sempre a possibilidade de vendê-lo e ganhar com a valorização do imóvel. Porém, para isso, é necessário contar com a ajuda de profissionais do mercado imobiliário antes da compra para saber qual imóvel tem mais chances de valorização.

A maior desvantagem da aquisição é o risco que um financiamento pode trazer. Até mesmo no caso de uma compra à vista existe o risco de comprometer o capital inicial da sua empresa, o que pode ter consequências em seu faturamento.

Como acertar na escolha?

Existem vários fatores que podem influenciar na escolha. Mas, sem dúvidas, antes de tomar uma decisão, o melhor a fazer é conversar com especialistas no mercado imobiliário e conhecer algumas opções de imóveis disponíveis tanto para compra quanto para locação.

Por isso, conte com a Zelo para escolher o seu novo imóvel para trabalho. Aqui você certamente encontrará as melhores opções e condições. Fale com a nossa equipe! 

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *