Vale a pena comprar um imóvel que precisa de reforma?

3 bairros para morar com a família em Campinas
09/21/2021
Riscos da locação de imóveis: Não caia em armadilhas!
10/05/2021

Vale a pena comprar um imóvel que precisa de reforma?

Você e sua família finalmente decidem realizar o sonho da casa própria e iniciam sua busca pelo imóvel perfeito. Depois de um tempo, concluem que é quase impossível encontrar um imóvel que tenha todas as características que procuram. Por isso, é hora de considerar comprar um imóvel para reformar. Mas será que vale a pena?

Antes de responder essa pergunta, é necessário levar em conta os seus objetivos na aquisição do imóvel. Por exemplo, há famílias que não abrem mão de ter um imóvel novo. Por outro lado, há quem prefira comprar um imóvel mais antigo e deixá-lo de acordo com seu gosto. Então reflita: Qual é a sua prioridade?

Quando vale a pena comprar um imóvel que precisa de reforma?

Se você não quer abrir mão de ter o imóvel dos sonhos, com cada cantinho personalizado da sua maneira, então deve sim considerar um imóvel para reformar. Nesse caso, não leve em consideração aspectos como o acabamento para escolher seu futuro imóvel, afinal você irá repagina-lo. 

Uma boa dica nesse caso é procurar imóveis que estejam com preços um pouco abaixo do mercado justamente por estarem precisando de reforma. Porém, é necessário ficar atento a falhas estruturais e problemas mais difíceis de resolver com a reforma, caso contrário você poderá ter prejuízo. 

Observe também a disposição dos cômodos, pois será muito difícil mudar a planta da casa. Outra dica é buscar uma casa que tenha alguma área livre para construção, afinal, já que você irá reformar, pode até considerar ampliar o imóvel. 

Lembre-se: é muito importante ter uma folga no orçamento se a sua ideia for reformar, pois sempre ocorrem imprevistos. Uma opção interessante caso você não consiga pagar uma reconstrução total é ir reformando aos poucos, cômodo por cômodo, até ficar do jeito que você queria. Sim, é cansativo viver com reformas em casa, mas é uma maneira de diluir os gastos com a reforma. 

É melhor um imóvel pronto para morar

Tem pessoas que ficam arrepiadas só de ouvir a palavra “reforma”. Não podemos negar que encarar uma reforma não é fácil, o tempo de espera pode ser longo, tem todo o transtorno do barulho, da sujeira etc. É natural que muitos não queiram passar por isso. Nesse caso não vale a pena comprar um imóvel que precisa de reforma.

Então se você prefere comprar um imóvel e já iniciar uma nova vida nele, considere encontrar um imóvel pronto, que não precise de reparos e acabamento. Sim, essa tarefa pode ser um pouco mais difícil e talvez você precise abrir mão de alguns detalhes que fariam a casa perfeita. Porém, terá o benefício de estar bem instalado em poucos dias após a mudança. 

Uma dica muito importante para quem pretende adquirir um imóvel pronto para morar é ser um pouco mais flexível em relação ao orçamento. Isso quer dizer que, às vezes um imóvel pode custar um pouco mais caro, mas que já vem reformado, pintado e prontinho para morar. A diferença de preço pode nem ser tão grande, mas o benefício de adquirir um imóvel todo repaginado é muito maior. Pense sobre isso!

(Visited 48 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *