Quais fatores desvalorizam seu imóvel?

Tudo que você precisa saber sobre o ITBI
10/26/2021

Quais fatores desvalorizam seu imóvel?

Quando o proprietário quer vender ou alugar seu imóvel, a primeira coisa que ele pensa é sobre o valor que pretende obter com a negociação. É natural que pense assim, afinal para fazer um bom negócio é necessário obter um bom retorno financeiro. Porém, muitas vezes o imóvel está muito aquém do valor pedido. Por isso, saiba quais fatores desvalorizam seu imóvel e busque reverter essa situação para fazer um bom negócio!

Mau estado de conservação e problemas com as instalações

Este é um problema comum em imóveis mais antigos, que podem apresentar mau estado de conservação devido a longos anos de uso. Ocorre que, absolutamente tudo em um imóvel envelhece. A pintura suja e pode descascar, o piso risca com o uso e pode até manchar e quebrar, a fiação e os encanamentos podem dar problema por estarem muito velhos… A lista de problemas é imensa! 

Não se trata apenas de desleixo, mas de um imóvel que foi utilizado durante muitos anos e não está com a manutenção em dia. Assim, mesmo que o imóvel seja bem localizado, o estado de conservação conta muito em seu preço. Até porque, se o comprador precisar fazer uma reforma, certamente ele tentará descontar o valor da reforma do preço de compra. 

Outro problema que pode acontecer é o imóvel ter aparência de antigo. Acabamentos como revestimentos estampados no banheiro, janelas muito antigas, carpetes podem deixar o imóvel com aparência de velho e desatualizado. 

A dica que damos é: faça um orçamento para uma pequena reforma no imóvel. Às vezes o custo-benefício pode ser excelente para fechar negócio e até vendê-lo mais rápido. Uma reforma simples pode agregar alguns milhares de reais no preço final. Então considere uma boa manutenção antes de colocar o imóvel à venda ou locação. 

Problemas no bairro

Alguns problemas no bairro podem afastar futuros moradores. Violência crescente, assaltos, falta de infraestrutura, festas na rua, barulho de obra e poluição sonora são alguns fatores que podem desvalorizar o seu imóvel. Neste caso, os problemas estão fora do alcance dos proprietários, e podem causar muita dor de cabeça na hora de vender o imóvel. 

Neste caso, o proprietário pode buscar argumentos para valorizar a venda, como comodidades que o bairro oferece (padaria, mercado, farmácia etc), fácil acesso a avenidas e rodovias, etc. Também é possível reforçar a segurança do imóvel, com cercas e câmeras. E em último caso, buscar se reunir a outros moradores para fazer denúncias na prefeitura. 

Problemas com a documentação

Não é raro encontrar imóveis que não estejam com a documentação em dia. O problema é que quando esse imóvel entra no mercado, seja para locação ou venda, o interessado provavelmente irá levantar todo o histórico da documentação. E se encontrar algum problema, não só o preço do imóvel cai, como a negociação se torna mais difícil.

Este é um fator que desvaloriza seu imóvel porque provavelmente você não terá tempo hábil de correr atrás de atualizar ou regularizar a documentação para fechar o negócio. Normalmente os compradores ou inquilinos têm pressa, e não vão esperar que você resolva toda a parte burocrática. Existem ainda os interessados que podem até arriscar a compra do imóvel, mas sabendo que ele está com a documentação comprometida certamente procurarão abaixar o preço. 

Como valorizar seu imóvel?

Além de seguir as nossas dicas, uma boa maneira de não perder dinheiro na negociação é colocar o seu imóvel para venda ou locação em nosso site. Nossa equipe irá avaliar seu imóvel e precificá-lo de acordo com o mercado. Além disso, garantimos a segurança em toda a parte contratual para que você fique tranquilo na hora de vender ou alugar. Entre em contato com a Zelo. 

(Visited 163 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *