Riscos da locação de imóveis: Não caia em armadilhas!

Vale a pena comprar um imóvel que precisa de reforma?
09/27/2021
Como escolher a sala ideal para montar sua empresa?
10/13/2021

Riscos da locação de imóveis: Não caia em armadilhas!

Um contrato de locação de imóveis não é tão simples quanto parece. Isso porque ele envolve um bem de alto valor que será utilizado por um longo prazo. Por isso, vale o alerta: existem riscos de locação de imóveis direto com o proprietário. Saiba quais são eles e não caia em armadilhas!

Valor e cláusula de reajuste

Ao assumir um compromisso de longo prazo, especialmente no caso de locação, que envolve o transtorno da mudança, é muito importante estar atento ao valor cobrado pelo aluguel. Não é raro proprietários cobrarem valores acima do praticado pelo mercado para determinado tipo de imóvel. Nesse caso, antes de alugar, procure outros imóveis similares na mesma região ou no mesmo condomínio para saber se o valor praticado está de acordo com os demais. 

Outra armadilha muito comum é em relação à cláusula de reajuste dos contratos de locação. Normalmente o reajuste é feito na data de vencimento do contrato e segue o índice IGP-M ou IPCA, conforme acordado na assinatura do contrato. O problema ocorre quando o locatário não se atenta a essa cláusula e acaba sendo surpreendido com mais de um reajuste no ano ou mesmo com reajustes abusivos. 

Imóvel com contas atrasadas ou dívidas de condomínio e IPTU

Um grande risco da locação de imóveis é descobrir, depois de assinar o contrato, que o imóvel possui dívidas e contas atrasadas. Esse é um risco tanto para o proprietário quanto para quem aluga. Isso porque, alugar um imóvel com dívidas e contas atrasadas pode ser um transtorno para o inquilino, que receberá cobranças recorrentes, mesmo que a dívida não seja dele; e para o proprietário, que muitas vezes só descobre que o inquilino não pagou as contas após a entrega do imovel, e acaba ficando com uma grande dívida para pagar.

Desconhecimento da Lei do Inquilinato

Aqui no Blog da Zelo, nós já falamos sobre os principais direitos e deveres do inquilino segundo a Lei do Inquilinato. A lei prevê uma série de situações comuns durante a locação e serve para proteger todas as partes envolvidas. É por esse motivo que as cláusulas contratuais devem ser baseadas nessa lei. As armadilhas estão em cláusulas que não seguem a lei, ou mesmo que sejam imprecisas e que deem margem para interpretação diferente do descrito pela Lei. Nesse sentido, é fundamental conhecer a lei ou pedir o auxílio de um advogado para saber se o contrato proposto é correto. 

Cuidado com ofertas atrativas demais

Não é raro se deparar na internet com fotos de imóveis impecáveis a preços inacreditáveis. Cuidado! Existem muitos golpistas agindo na internet, pedindo valores antecipadamente para segurar o imóvel ou mesmo para garantir a entrega das chaves e essa prática é ilegal. Infelizmente muitas pessoas acabam adiantando algum valor ao golpista que desaparece com o dinheiro. 

Todo anúncio deve ser profundamente investigado e o locatário deve desconfiar de quando o suposto proprietário pede valores antecipadamente ou o pressiona a fechar negócio. Se estiver em dúvida, a melhor opção é sempre consultar um profissional do mercado imobiliário. E caso se confirme a tentativa de golpe, você pode denunciar o crime para evitar que outras pessoas caiam nele.

Como correr menos riscos na locação de imóveis?

A melhor opção para quem busca mais agilidade e confiança na negociação é alugar por meio de uma imobiliária. Os profissionais do mercado imobiliário te darão todo o respaldo com o contrato, esclarecendo suas dúvidas e evitando que você caia em armadilhas. Encontre o imóvel perfeito para alugar e conte com todo o atendimento da nossa equipe!

(Visited 416 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *