Casa ou apartamento: acerte na escolha!

5 dicas de segurança ao alugar um imóvel
04/06/2021
3 vantagens de ter um espaço coworking no condomínio
04/20/2021

Casa ou apartamento: acerte na escolha!

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, sempre bate aquela dúvida: É melhor escolher uma casa ou um apartamento? A resposta é: depende! Qualquer imóvel tem seus prós e contras. Tudo vai depender dos seus planos e estrutura familiar. Por isso, separamos algumas dicas para você acertar na escolha!

Vantagens e desvantagens de escolher um apartamento

Sem dúvidas, um dos maiores diferenciais de viver em um apartamento é a segurança. Isso porque, os condomínios costumam ter portarias 24h com sistema de segurança, além de ser um imóvel mais difícil de invadir por sua estrutura física. Portanto, se você costuma deixar o imóvel vazio por muitas horas do dia o apartamento pode ser uma opção interessante e livre de furtos. 

Outra grande vantagem do apartamento é o seu pouco gasto com manutenção. Por não ter que se preocupar com quintais, fachadas e jardins, o custo de limpeza e manutenção é muito menor. Assim, basta algum investimento nos ambientes internos e o apartamento fica renovado e muito confortável. 

A comodidade dos condomínios também é um grande diferencial para quem vive em apartamentos. Há os que oferecem opções de lazer, como churrasqueira, piscina e quadras esportivas, os que têm academia própria e até os que possuem feiras e cafés. Por ser uma estrutura completa e segura, é uma boa opção para quem precisa de mais praticidade e até para quem tem crianças.

A maior desvantagem de viver em um apartamento é o espaço. Em geral, a maioria dos apartamentos possui metragem inferior a uma casa, além de não possuir área externa particular. Por isso, para famílias numerosas, que precisam de mais espaço, o apartamento pode não ser uma boa escolha.

Além disso, a vida em comunidade pode não ser um mar de rosas. Existem vizinhos barulhentos e vizinhos que reclamam de barulho. É preciso ter ciência de que morar em um prédio é ter que conviver com festas, bebês chorando, animais fazendo barulho assim como você também pode ser a pessoa que exagera nos sons. Então se você não se considera tolerante com a poluição sonora, é melhor escolher uma casa isolada.

Vantagens e desvantagens de escolher uma casa

A palavra “liberdade” faz muito mais sentido para quem vive em uma casa. Portanto, se essa for a sua prioridade, não há mais o que ponderar, é melhor escolher uma casa. Morar em uma casa significa poder dar festas, com som alto e muitas pessoas quando quiser. Além disso, poderá fazer reformas e manutenções sem precisar cumprir horários do prédio.

Nesse sentido, você também não precisará se preocupar com os vizinhos, já que uma casa te dá muito mais privacidade para fazer barulho, brincar com pets e crianças E por falar em espaço para brincar com pets e crianças, as casas geralmente possuem espaços abertos onde essas atividades se tornam ainda mais interessantes.

Outro detalhe importante é que para famílias grandes, que possuem vários automóveis, a casa certamente é uma opção que atende melhor. Isso porque a maioria dos apartamentos possui apenas uma vaga de garagem, o que pode gerar transtornos em uma família que possui mais de um veículo. 

Por outro lado, a segurança que um apartamento proporciona é muito menor quando se mora numa casa. Mesmo nas casas de condomínio, é muito mais fácil alguém invadir o seu espaço que em um apartamento. Isso porque nos apartamentos existem sempre pessoas circulando em áreas comuns e dificilmente um invasor passaria despercebido. Já em casas residenciais é necessário ter um investimento extra com cercas e sistemas de segurança a fim de ter um ambiente um pouco mais seguro.

Por serem espaços maiores, as casas possuem um alto custo de manutenção. Em um prédio, o custo de reformas nas áreas comuns e externas geralmente é dividido entre todos os moradores. Porém, em uma casa, o custo de manutenção fica por conta do proprietário. Pode parecer pouco, mas a manutenção de um telhado, por exemplo, é bastante onerosa. Já um apartamento não possui telhas que podem quebrar, ou madeiramento que fica desgastado com o tempo.

Como fazer a escolha certa?

Se mesmo com todas essas dicas você continua com dúvidas sobre qual escolher, aconselhamos a visitar alguns imóveis dos dois tipos para ver pessoalmente as dinâmicas de cada um deles. E é claro que para escolher os imóveis ideais para a sua família é só acessar o nosso site e contar com a nossa equipe de consultores. Na Zelo você terá a certeza da escolha certa!

(Visited 250 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *