O que você precisa saber antes de morar sozinho (a)

3 bairros para universitários em Campinas
05/05/2021
Que documentos são necessários para vender um imóvel?
05/17/2021

O que você precisa saber antes de morar sozinho (a)

Sair da casa dos pais e desfrutar da plenitude da independência é o sonho de muita gente. Ter um espaço próprio, que garanta sua privacidade, é a maior vantagem de morar sozinho. Por isso, listamos tópicos com tudo o que você deve saber antes de morar sozinho (a).

Defina um orçamento

O primeiro passo, embora pareça óbvio, é ter o seu orçamento mensal bem organizado e saber exatamente qual valor poderá investir na compra ou aluguel de um imóvel. Isso porque, os custos de um imóvel vão muito além da parcela ou mensalidade do aluguel. 

No caso de financiamento, você terá de arcar com custos extras de documentação, possíveis reformas, condomínio e impostos, como IPTU. No caso de aluguel, os boletos referentes ao condomínio, IPTU e demais cobranças referentes ao condomínio também são de responsabilidade do inquilino. 

Do mesmo modo, é importante ter sempre uma folga no orçamento ou uma reserva de emergência para eventualidades. Por isso, independentemente se irá comprar ou alugar um imóvel, é importante que ele caiba dentro do seu orçamento e não comprometa a sua qualidade de vida. 

Uma maneira simples de verificar isso é fazendo o cálculo. Os custos totais do imóvel, com todas as suas contas, não devem ultrapassar 30% da sua renda. Então, antes de escolher um imóvel, faça esse cálculo e saiba exatamente o teto de gasto que você pode ter com moradia. 

Escolhendo o imóvel ideal

Já que você tem a oportunidade de morar sozinho, por que não escolher um imóvel que torne a sua vida ainda mais prática? A primeira escolha é sobre o tipo do imóvel. O que faz mais sentido para você, uma casa ou um apartamento?

Essa é uma escolha muito importante, já que um imóvel é um investimento de longo prazo. Se você pretende constituir família em curto prazo, pode não ser interessante se mudar para um pequeno apartamento, por exemplo. Então, sabendo quais são seus objetivos fica mais fácil escolher a estrutura que melhor atende às suas necessidades.

Outro ponto é escolher bem o bairro onde irá morar. Lembre-se que morar em local próximo ao trabalho ou mesmo com boa infra-estrutura e transportes pode aumentar muito a sua qualidade de vida e até gerar economia. Por isso, procure guiar sua busca em bairros que podem oferecer vantagens.

Contar com os serviços de uma imobiliária nesse momento é fundamental para encontrar um imóvel dentro das suas possibilidades e também para te auxiliar com a negociação Além disso, a imobiliária também cuida de toda a burocracia, para que você possa focar suas energias em outros detalhes. 

Chegou a hora de morar sozinho(a)

Após encontrar o imóvel ideal, é hora de fazer a sua mudança. Antes de entrar no imóvel, verifique se ele precisa de alguma reforma ou reparo. É mais fácil reformá-lo enquanto sua mobília ainda não foi levada. 

Aproveite esse momento para pintar e decorar o lar de acordo com seu estilo. Ter um imóvel para chamar de seu é um sonho realizado. Por isso, deixe o imóvel com a sua cara! 

Antes de fazer a mudança, verifique as regras do condomínio para não ser impedido de entrar no imóvel por não cumprir o dia e horário adequados. Também verifique se o tamanho dos móveis se encaixa bem ao espaço. Caso vá comprar móveis novos, não se esqueça de tirar todas as medidas antes. Uma dica interessante para espaços menores é fazer os móveis planejados com uma marcenaria para economizar e otimizar espaços. 

E se gostou dessas dicas, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o mercado imobiliário. 

(Visited 250 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *