Você deve ter ouvido falar que a taxa Selic, que é a taxa-mãe da economia, atingiu seu patamar histórico mais baixo. Isso significa que os juros para o financiamento imobiliário também caíram, acompanhando a Selic. Então surge a dúvida: é hora de financiar um imóvel?
A Zelo, especialista em mercado imobiliário, vai te ajudar a tomar esta decisão explicando os reais impactos dessa queda na Selic e como isso influencia a compra de imóveis.
Surpreendentemente, o mercado imobiliário, mesmo com a crise financeira provocada pela pandemia de covid-19, segue aquecido de 2020 para cá. O principal fator para isso ter acontecido foi, como dito, a queda na taxa Selic, que possibilitou propostas de compra de imóveis mais atrativas.
Se em outro momento as taxas de juros do financiamento eram desanimadoras, agora com a queda muitas pessoas que sonhavam em ter sua casa própria voltaram a cogitar essa modalidade de compra.
Outra procura que aumentou muito nos últimos meses foi a de imóveis comerciais. Afinal, com boas condições de financiamento, comprar um imóvel para alugar pode ser um excelente investimento.
Esse tipo de imóvel, no geral, possui alta procura, principalmente por empresas entrantes no mercado. Além disso, outra vantagem é que seu preço, na maioria dos casos, é mais baixo que o de um imóvel para habitação. Portanto, com parcelas mais baixas, é possível financiar uma sala comercial, por exemplo, e enquanto paga por ela já receber aluguel todos os meses.
Na contramão da baixa nos juros trazidas pela crise está o medo de assumir uma dívida. Ainda que as propostas de compra de imóvel estejam mais tentadoras neste momento, muitas pessoas ainda optam pelo aluguel com medo das incertezas em relação à instabilidade do mercado de trabalho.
Por outro lado, em alguns casos, devido às baixas taxas de juros, a parcela do financiamento imobiliário pode ficar ainda menor que o custo do aluguel. Assim, muitas famílias decidiram que este é o melhor momento para realizar o sonho da casa própria.
Para tomar esta decisão, é muito importante avaliar fatores como: necessidades da família, estabilidade financeira, proposta de financiamento e objetivos de longo prazo. Nesse sentido, também vale ressaltar que o imóvel é um bem que irá valorizar ao longo do tempo. Por isso, mesmo que seja para habitação própria, não deixa de ser um bom investimento.
Se a compra de um imóvel estiver nos seus planos, entre em contato com a nossa equipe! Podemos te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos e que caiba no seu bolso. Fazer uma simulação do financiamento pode te ajudar a decidir se vai alugar ou comprar. Então não deixe de consultar quem mais entende de mercado imobiliário antes de tomar a sua decisão. Estamos prontos para te atender e oferecer a melhor opção para a sua família ou para o seu investimento.