Quem tem casa ou apartamento na praia com certeza já enfrentou esse problema. Quantas vezes você já entrou em um imóvel no litoral que ficou fechado por algum tempo e sentiu aquela umidade e cheirinho de mofo?
Esse pode ser um problema inclusive para quem aluga o imóvel para temporada, já que os locatários podem se incomodar com o excesso de umidade e com o mofo, o que é comum em cidades litorâneas devido à maresia.
Para evitar transtornos e até problemas de saúde causados por essa dupla praiana, a Zelo preparou algumas dicas. Confira!
A maior inimiga da umidade é a boa circulação de ar, que deixa o ambiente arejado e seco. A ventilação ainda evita que o ambiente favoreça a proliferação de fungos. Então é sempre ideal manter todas as portas internas do imóvel abertas para que a troca de ar se estenda por todo o ambiente.
Em caso de apartamento, verifique a possibilidade de deixar algum vitrô aberto ou mesmo uma fresta nas janelas por onde o ar possa entrar. Mas cuidado com locais muito expostos à chuva para não molhar o interior do imóvel.
Se for uma casa, será necessário manter os dutos de ar sempre limpos e funcionando, já que é mais difícil deixar alguma janela aberta por motivo de segurança. Instalar exaustores também é uma ótima opção para acabar com a umidade e mofo na casa de praia.
Quem tem casa na praia não deve deixar os móveis encostados nas paredes. Isso porque a proximidade dos móveis com a parede dificulta a passagem do ar, formando um ambiente perfeito para o mofo. Então, sempre após a utilização do imóvel, deixe-o limpo, organizado e afaste um pouco os móveis.
Existem no mercado algumas opções de produtos que te ajudam a cuidar melhor do seu imóvel na praia. As opções vão desde antimofos que captam e reduzem a umidade do ambiente até desinfetantes que ajudam a remover os esporos de fungos.
Lembre-se que é fundamental deixar a casa limpa e seca antes de fechá-la. Qualquer piso que fique molhado após a faxina poderá favorecer o aparecimento de mofo.
Devido ao calor litorâneo, muitos imóveis possuem ar-condicionado instalados para dar mais conforto aos habitantes. Porém, o calor do ambiente externo quando em contato com o ar frio de dentro do imóvel resulta na condensação. Esse vapor deixa todo o ambiente úmido.
A solução para isso é um pouco mais complexa, pois demanda a instalação de peças de isolamento que evitem esse choque de temperaturas. As opções variam de desumidificadores de ar até tintas antimofo nas paredes.
Uma vez que o segredo para dar adeus ao mofo é controlar a umidade, então a regra é nunca deixar nada molhado em ambiente fechado. Por isso, evite deixar roupas e outros objetos molhados dentro de casa. Sempre que alguém tomar banho, abra as janelas e portas para que o vapor do chuveiro saia do ambiente rapidamente.
E uma dica muito importante é fazer uma inspeção no imóvel antes de fechá-lo para verificar se não ficou nenhum lixo nas lixeiras, peça de roupa ou pano molhado, ou mesmo algum ambiente úmido.
Com essas dicas valiosas seu imóvel ficará livre de odores e fungos indesejados e se você costuma alugá-lo, pode ter a certeza de que ele estará na lista de preferências dos locatários. Afinal, todo mundo quer passar as férias em um imóvel limpo, cheiroso e arejado sem precisar se preocupar com esses incômodos. Confie em quem mais entende de imóveis, confie na Zelo.