Mesmo com a vacinação em andamento no Brasil, a pandemia de covid-19 ainda está longe de acabar. Por isso, todos devem se atentar aos cuidados em áreas de uso comum do condomínio, às quais vários moradores e visitantes possuem acesso. Mesmo com todos os protocolos de limpeza do condomínio, algumas áreas podem facilitar a transmissão do vírus. Então veja como se proteger!
As práticas reconhecidas por todas as instituições de saúde do mundo que evitam o contágio pela doença são:
Em condomínios residenciais e comerciais, a circulação de pessoas nas áreas comuns é constante. Por essa razão é necessário cuidar para que a desinfecção de ambientes como hall, sala de espera e elevadores deve ser feita várias vezes ao dia. E para isso, a equipe de limpeza deve sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) como máscara, luvas, avental descartável e escudo facial.
Outra maneira efetiva de garantir a segurança das pessoas em áreas comuns é disponibilizar dispensers com álcool em gel, especialmente próximo a locais onde as pessoas precisam pôr as mãos, como os botões do elevador.
Além disso, os corredores e a recepção devem estar sempre arejados. Então vale abrir todas as janelas e portas para que o ambiente fique bem ventilado. Por lei, os condomínios também são obrigados a sinalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas comuns e não apenas isso, mas também fiscalizar a circulação de pessoas que não estão utilizando a máscara.
Por fim, áreas como churrasqueira, academia, salão de festas, salão de jogos, piscina e sauna o cuidado deve ser redobrado. O ideal é interditar essas áreas em períodos de maior restrição de circulação e redobrar os cuidados para evitar aglomerações quando puder reabrir.
Para mais dicas sobre cuidados com a administração do condomínio em época de pandemia fale com a nossa equipe!