Covid-19: cuidados para se atentar nas áreas de uso comum do condomínio

Grupos de Whatsapp do condomínio: Dicas para usar a ferramenta a seu favor
06/28/2021
Vida em condomínio na pandemia: Reclamações, barulho e outros conflitos
07/13/2021

Covid-19: cuidados para se atentar nas áreas de uso comum do condomínio

Mesmo com a vacinação em andamento no Brasil, a pandemia de covid-19 ainda está longe de acabar. Por isso, todos devem se atentar aos cuidados em áreas de uso comum do condomínio, às quais vários moradores e visitantes possuem acesso. Mesmo com todos os protocolos de limpeza do condomínio, algumas áreas podem facilitar a transmissão do vírus. Então veja como se proteger!

Cuidados básicos em áreas de uso comum

As práticas reconhecidas por todas as instituições de saúde do mundo que evitam o contágio pela doença são:

  • Distanciamento social – Mesmo em áreas abertas, se for conversar com os vizinhos, mantenha uma distância de pelo menos 1 metro e meio. Caso vá utilizar o elevador, não entre caso alguém já esteja nele. É melhor esperar o próximo, já que o ambiente é muito pequeno e totalmente fechado. 
  • Uso de máscara facial cobrindo nariz e boca em todas as áreas do condomínio – A transmissão do vírus se dá por aerossóis. Isso quer dizer que o simples gás que exalamos ao respirar pode estar carregado de vírus. Por isso é tão importante estar com a máscara posicionada corretamente cobrindo nariz e boca antes mesmo de abrir a porta de casa. Além disso, devido à alta transmissibilidade das variantes do vírus, é recomendável utilizar as máscaras do tipo Pff-2, que possuem melhor filtragem das partículas. 
  • Higienização das mãos – Desde o início da pandemia, é comum que as pessoas andem com um potinho de álcool em gel no bolso. As mãos têm contato com muitos locais de uso comum, como os botões do elevador, puxadores, fechaduras e até corrimãos. Por isso é primordial que as mãos sejam imediatamente higienizadas após o contato com essas superfícies. Verifique se o seu condomínio disponibiliza dispensers com álcool em gel nas áreas de uso comum.
  • Área de desinfecção – Ao entrar no apartamento, tenha uma área de desinfecção para retirar os sapatos que foram utilizados nas ruas e áreas comuns e para higienizar sacolas ou pacotes. Mas atenção: Nunca deixe os calçados usados no corredor ou para o lado de fora do apartamento, pois isso pode gerar advertências e até multas.

O que o condomínio deve fazer?

Em condomínios residenciais e comerciais, a circulação de pessoas nas áreas comuns é constante. Por essa razão é necessário cuidar para que a desinfecção de ambientes como hall, sala de espera e elevadores deve ser feita várias vezes ao dia. E para isso, a equipe de limpeza deve sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) como máscara, luvas, avental descartável e escudo facial. 

Outra maneira efetiva de garantir a segurança das pessoas em áreas comuns é disponibilizar dispensers com álcool em gel, especialmente próximo a locais onde as pessoas precisam pôr as mãos, como os botões do elevador. 

Além disso, os corredores e a recepção devem estar sempre arejados. Então vale abrir todas as janelas e portas para que o ambiente fique bem ventilado. Por lei, os condomínios também são obrigados a sinalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas comuns e não apenas isso, mas também fiscalizar a circulação de pessoas que não estão utilizando a máscara.

Por fim, áreas como churrasqueira, academia,  salão de festas, salão de jogos, piscina e sauna o cuidado deve ser redobrado. O ideal é interditar essas áreas em períodos de maior restrição de circulação e redobrar os cuidados para evitar aglomerações quando puder reabrir. 
Para mais dicas sobre cuidados com a administração do condomínio em época de pandemia fale com a nossa equipe!

(Visited 120 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *