Tanto o consórcio quanto o financiamento são boas opções para a aquisição de um imóvel. Por isso, para fazer a escolha certa, é necessário levar em consideração o seu perfil e as suas necessidades. Mas fique tranquilo! A Zelo traz informações valiosas para te ajudar nessa decisão.
O financiamento é uma das formas mais populares de adquirir um imóvel. Ele é feito através de um banco ou uma instituição financeira que libera o valor necessário para compra do imóvel e recebe esse valor com juros e correções.
Para aprovar o financiamento de um imóvel, o credor irá avaliar todo o histórico do comprador e suas condições de assumir a dívida.
Essa modalidade de compra é a mais indicada para quem não possui uma grande quantidade de dinheiro disponível, mas que consegue destinar parte de sua renda mensal para a compra do bem sem comprometer seus gastos básicos.
A maior desvantagem de financiar um imóvel é que seu custo total ao final das parcelas é expressivamente maior que o seu valor devido aos juros pagos todos os meses. Por outro lado, existe uma grande vantagem nessa modalidade que é a possibilidade de entrada no imóvel assim que o crédito é aprovado. Ou seja, você poderá habitar o imóvel enquanto paga por ele.
O consórcio se organiza de uma maneira um pouco diferente: um grupo de pessoas se juntam em prol da compra de um imóvel. Todos os integrantes do grupo despendem um valor mensal, que não é acrescido de juros, para um fundo destinado à compra do bem. Quando ocorre a premiação, o valor do fundo é utilizado para custear o bem ao consorciado, até que todos os membros do grupo sejam contemplados.
Por ser um valor normalmente inferior ao do financiamento, o consorciado pode juntar, paralelamente, o valor do lance. Assim, caso não seja sorteado, o consorciado tem a opção de pagar o lance, já que o sorteio pode levar anos.
Portanto, se você não precisa de um imóvel para se mudar imediatamente, o consórcio pode ser uma boa opção. A grande vantagem do consórcio em relação ao financiamento é o valor das parcelas, que são acrescidas apenas de uma taxa administrativa e não têm juros. Assim, ao final do consórcio, o valor pago pelo imóvel será correspondente ao seu valor de mercado.
A resposta para essa pergunta é: depende. Para escolher, será necessário avaliar dois critérios principais: qual é o valor que você pode destinar à compra do imóvel por mês e quanto tempo você pode esperar para ter o seu próprio imóvel.
Independentemente da escolha da forma de pagamento, a escolha do imóvel certo para você está na Zelo. Conte com o nosso time de profissionais para te auxiliar e deixar o seu sonho ainda mais próximo da sua realidade.