Como resolver conflitos com vizinhos? Confira nossas dicas

Conheça 5 direitos e 5 deveres de todo inquilino de acordo com a Lei
08/16/2021
Ideias para você montar um escritório em casa
08/30/2021

Como resolver conflitos com vizinhos? Confira nossas dicas

Antes de dar dicas sobre como resolver conflitos com vizinhos, é importante ressaltar que é sempre preferível evitá-los. Isso porque, atritos frequentes geram não só desgaste na relação, como também podem ter consequências mais sérias, como processos na justiça. 

No entanto, se você já está em uma situação de conflito e sente que está se tornando insustentável, daremos algumas dicas valiosas para que você possa resolvê-la da melhor maneira possível. 

Identifique a natureza do problema

Os conflitos entre condôminos podem ter diversas causas: vaga na garagem, lixo em local impróprio, barulho, animais de estimação, etc. O campeão de reclamações sempre é o barulho. A maneira mais fácil de resolver esse problema é contatando o síndico quando o som estiver muito alto ou quando estiver no período das 22h às 8h. 

Para evitar entrar em conflito direto com os vizinhos, você também pode adotar algumas medidas simples para abafar o som, como utilizar tapetes e janelas antirruído. Se você possuir algum instrumento musical, é ideal que busque fazer o isolamento acústico do cômodo onde pretende ensaiar. 

Se você possui pets, atente-se a cumprir as regras do condomínio para evitar conflitos como utilizar o elevador de serviço e recolher as necessidades do animal em áreas de uso comum. Uma dica muito boa para evitar conflitos é avisar aos vizinhos que você possui um animalzinho e que ele pode fazer algum ruído. Nenhum condomínio pode te proibir de criar um animal, portanto, para conflitos dessa natureza, a justiça poderá ser acionada a qualquer momento. 

A maior parte dos conflitos pode ser resolvida amigavelmente, com um bom diálogo entre vizinhos, ou mesmo com o intermédio do síndico. 

Casos em que é necessário acionar a justiça

Quando a infração é persistente e mesmo após advertências do síndico e multa o vizinho insiste em causar tumulto, pode ser necessário acionar a justiça. Há também casos em que você pode receber uma notificação judicial por algum incômodo causado às vezes sem perceber, como nos casos de quem passa o dia todo fora e deixa o animal latindo e chorando durante todo o expediente. 

Nesses casos, a melhor maneira de resolver conflitos com vizinhos é manter a calma e evitar confronto direto com eles. Qualquer abordagem mais acalorada poderá complicar ainda mais a situação. 

Contrate um advogado que tenha conhecimento em administração de condomínio para saber quais são seus direitos e para fazer sua defesa, se você for o acusado, ou entrar com uma ação indenizatória, caso seja possível e caso você tenha reunido provas. 

O ideal é buscar uma conciliação por escrito entre as partes tendo como garantia que o acordo será cumprido. Um advogado poderá intermediar esse acordo e por fim ao impasse com seu vizinho. Converse com a nossa equipe a respeito

(Visited 46 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *