Os pets são motivo recorrente de reclamação em condomínio, especialmente durante a pandemia de covid-19, quando passaram mais tempo confinados nos apartamentos pela impossibilidade de circulação de seus donos. Contudo, algumas recomendações simples para manter pets em apartamento podem evitar muitos conflitos. Confira nossas dicas!
A legislação atual não autoriza que os condomínios proíbam pets. Além disso, o crescente número de famílias que possui um animalzinho faz com que seja praticamente impossível proibir que as pessoas os tenham.
Mas para garantir que os animais não causem incômodos aos vizinhos, todos os condomínios possuem suas regras, e os donos devem ter a responsabilidade de ler e seguir tais normas para garantirem a boa convivência. Além disso, os tutores de pets devem sempre ter bom senso e agir sempre pensando em não incomodar os vizinhos.
Normalmente as regras de condomínio dizem respeito à limpeza, locais de circulação, dejetos fisiológicos do animal, animais agressivos e que oferecem risco e barulho. A presença de um animal não deve colocar em risco a segurança e tranquilidade dos demais moradores. Este sempre deve ser o princípio norteador.
As recomendações para manter pets em apartamento requerem um pouco mais de atenção, pois qualquer atitude simples pode causar um grande incômodo para os vizinhos. Então listamos alguns cuidados a seguir:
Caso enfrente problemas com reclamações descabidas em seu condomínio, o ideal é conversar com as pessoas envolvidas e tentar uma solução amigável. O síndico e a administradora do condomínio também podem ser acionados em casos mais sérios. Caso precise da orientação de um profissional, entre em contato com a nossa equipe.