Recomendações para pets em apartamento

Vida em condomínio na pandemia: Reclamações, barulho e outros conflitos
07/13/2021
5 dicas para renovar a decoração da sua casa
07/26/2021

Recomendações para pets em apartamento

Os pets são motivo recorrente de reclamação em condomínio, especialmente durante a pandemia de covid-19, quando passaram mais tempo confinados nos apartamentos pela impossibilidade de circulação de seus donos. Contudo, algumas recomendações simples para manter pets em apartamento podem evitar muitos conflitos. Confira nossas dicas!

Leia com atenção as regras do condomínio

A legislação atual não autoriza que os condomínios proíbam pets. Além disso, o crescente número de famílias que possui um animalzinho faz com que seja praticamente impossível proibir que as pessoas os tenham. 

Mas para garantir que os animais não causem incômodos aos vizinhos, todos os condomínios possuem suas regras, e os donos devem ter a responsabilidade de ler e seguir tais normas para garantirem a boa convivência. Além disso, os tutores de pets devem sempre ter bom senso e agir sempre pensando em não incomodar os vizinhos. 

Normalmente as regras de condomínio dizem respeito à limpeza, locais de circulação, dejetos fisiológicos do animal, animais agressivos e que oferecem risco e barulho. A presença de um animal não deve colocar em risco a segurança e tranquilidade dos demais moradores. Este sempre deve ser o princípio norteador. 

Cuidados que todo tutor de pets em apartamento devem ter

As recomendações para manter pets em apartamento requerem um pouco mais de atenção, pois qualquer atitude simples pode causar um grande incômodo para os vizinhos. Então listamos alguns cuidados a seguir:

  • Evite brincadeiras que façam o animal correr pelo apartamento, especialmente no período noturno.
  • Nunca saia com o animal sem coleira pelo condomínio. Se for um animal agressivo, o uso da focinheira é obrigatório por lei. 
  • Nunca deixe fezes e urina do animal por muitas horas dentro do apartamento, pois o cheiro forte pode incomodar os vizinhos. 
  • Também nunca permita que o animal urine em áreas internas de uso comum, ou mesmo em locais de circulação. Recolha sempre as fezes do animal assim que ele as fizer. 
  • Utilize sempre o elevador de serviço quando estiver com o pet. 
  • Evite deixar o pet sozinho por longos períodos de tempo, pois eles tendem a fazer mais barulho quando estão solitários. 
  • Procure passear com o animal ao menos uma vez ao dia para que não fique confinado.
  • Utilize telas de proteção em todo o apartamento, especialmente se tiver gatos.  
  • Mantenha a carteira de vacinação e o antipulgas sempre em dia.
  • Se o animal é do tipo que late muito, considere a possibilidade de deixá-lo em um day care ou creche para cães enquanto passa o dia fora para que ele não incomode os vizinhos. Um adestrador também pode ajudar. 

Como proceder em caso de problemas?

Caso enfrente problemas com reclamações descabidas em seu condomínio, o ideal é conversar com as pessoas envolvidas e tentar uma solução amigável. O síndico e a administradora do condomínio também podem ser acionados em casos mais sérios. Caso precise da orientação de um profissional, entre em contato com a nossa equipe

(Visited 129 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *