Esta é uma dúvida muito frequente de quem está iniciando um negócio ou mesmo de quem já possui um e o imóvel acabou ficando pequeno para o crescimento da empresa. O que é melhor: comprar ou alugar um imóvel comercial? Confira as dicas da Zelo!
Antes de optar por comprar ou alugar um imóvel, é preciso saber quanto de dinheiro a empresa possui para esse investimento. Se a empresa não possui o capital necessário para a compra à vista, vale fazer os cálculos antes de tomar uma decisão.
Assim, entenda que para manter uma empresa operando de maneira saudável, todos os custos, com funcionários e insumos, por exemplo, devem ser contabilizados. Nesse sentido, se a sua empresa possuir pouco capital, o aluguel de um imóvel comercial pode ser mais interessante, já que costuma ser mais barato que o financiamento e não precisa de uma entrada.
Além da vantagem de ter um custo menor, o dinheiro que seria dado de entrada para a compra do imóvel pode ser utilizado para melhorias na empresa ou mesmo ser aplicado para uma reserva de emergência, especialmente em tempos turbulentos como os atuais.
Inclusive, dependendo do tamanho desse capital, os juros da aplicação podem ser utilizados para auxiliar no pagamento de contas fixas da empresa, como água e luz.
Outra grande vantagem do aluguel, especialmente para empresas entrantes do mercado, é que caso o negócio não prospere, o empreendedor não fica com uma dívida de longo prazo. Bastaria devolver o imóvel e se livrar desse custo.
Por outro lado, mesmo empresas que seguem operantes, porém optaram por adotar o homeoffice, por exemplo, talvez não precisem mais de um espaço físico grande. Assim, a troca de imóvel por um menor e menos oneroso é possível no caso da locação.
Embora o aluguel, na maioria dos casos, tenha um custo menor do que o financiamento, vale ressaltar que ele sofre reajuste todos os anos, e dependendo do percentual, o valor pode se tornar uma surpresa bem desagradável para o empreendedor. Há casos em que o valor reajustado ultrapassa o valor de uma parcela de financiamento. Por isso vale o alerta.
Outra desvantagem do imóvel comercial alugado é que muitas vezes o locatário não pode fazer mudanças estruturais no imóvel. Isso pode prejudicar tanto a configuração da empresa quanto a imagem da marca.
Por fim, caso o contrato vença e o proprietário do imóvel requeira o imóvel, a empresa terá de deixá-lo às pressas e se restabelecer em outro local. Isso causa não só o transtorno e o custo da mudança como também afeta o relacionamento com os clientes, que acabam se habituando ao local.
Se o capital da empresa for expressivo, a compra do imóvel pode ser interessante não só para as operações, mas também como investimento. Isso quer dizer que o imóvel próprio se torna um ativo da empresa, que pode se valorizar com o tempo e ser vendido caso seja necessário.
Diferentemente do imóvel comercial alugado, o imóvel próprio pode ser modificado para melhor atender às necessidades da empresa. Se for uma casa, por exemplo, existe inclusive a possibilidade de expansão. Isso evita que a empresa fique trocando de lugar à medida que o negócio cresce.
A maior desvantagem, como vimos, é a contração da dívida de longo prazo e a impossibilidade de devolver o imóvel em caso de fechamento. Por ser um investimento de maior valor, a parcela também pode comprometer o orçamento da empresa.
Outra desvantagem é que, dependendo do quanto o negócio crescer, se não houver possibilidade de expansão do imóvel, o empreendedor terá que mudar sua empresa de local e se desfazer ou locar o imóvel.
Como pode ver, sempre existem vantagens e desvantagens em qualquer investimento. Por isso, para adequar o imóvel à realidade do seu negócio e do seu orçamento, conte com a nossa equipe de especialistas.
Não corra riscos na hora de comprar ou alugar um imóvel comercial. Nossa consultoria irá auxiliar a encontrar a melhor opção para o seu negócio. Fale conosco!