O consórcio é uma das formas de adquirir um imóvel. Nós já falamos aqui, no blog da Zelo, sobre as diferenças entre consórcio e financiamento. Então, se você optou pelo consórcio, saiba o que deve levar em conta para escolher o melhor.
Primeiramente, lembramos que o consórcio é uma das alternativas mais econômicas para a aquisição de um imóvel. Isso porque as parcelas não são acrescidas de juros. Existem somente taxas administrativas, que somam um valor muito menor do que os juros praticados pelo mercado.
No entanto, mesmo sendo uma alternativa mais simples, alguns cuidados são necessários na hora de contratar esse serviço. Isso porque existem várias opções no mercado, então seguindo algumas dicas simples você poderá contratar a mais vantajosa.
Como dito anteriormente, todo consórcio possui uma taxa administrativa paga à empresa responsável pelo serviço que é somada à parcela. Por isso, pesquise o valor dessa taxa em mais de uma instituição para concluir qual tem a melhor condição. Lembre-se que quanto maior o valor da taxa, maior será o valor da sua parcela. Então saiba que a taxa administrativa é algo que você deve levar em conta ao escolher o consórcio.
Assim como a taxa administrativa, convém observar os prazos para o pagamento a fim de conferir se está dentro das suas expectativas, já que você não poderá entrar no imóvel logo que contratar o serviço. Além disso, é necessário conferir se o prazo para contemplação atende às necessidades da sua família.
Não somente o prazo é importante, mas também a forma de contemplação. O consórcio pode ter as modalidades sorteio e lance. Por isso, é necessário ler atentamente a proposta para saber como funcionam os sorteios e também as condições para o lance. Verifique também a média de valor dos lances para saber se esse montante cabe no seu orçamento.
Outra dica muito importante é pesquisar a reputação da empresa administradora do consórcio. Uma maneira simples de fazer isso é checar no site do Banco Central o número de reclamações relacionadas ao consórcio nas instituições financeiras. Use as redes sociais para conversar com pessoas que já contrataram o serviço e também pesquise sobre o tempo de mercado da instituição.
Parece uma medida simples, mas muitas pessoas negligenciam a leitura do contrato, o que pode acarretar prejuízos. Por isso, caso você seja leigo e não consiga entender todas as cláusulas do contrato, procure os serviços de um advogado para obter todas as informações e assinar o contrato com mais consciência do compromisso que está assumindo.
O valor da multa e o risco de perder a carta de crédito devem ser muito bem avaliados. Isso porque sabemos que imprevistos acontecem, e em contratos desse tipo sempre há risco de inadimplência. Assim, verifique a abertura da empresa para negociações além da rigorosidade nas penalidades contratuais.
Caso precise de orientações sobre o mercado imobiliário, conte com a nossa equipe de especialistas. A Zelo atua no mercado imobiliário desde 1975 e possui uma vasta experiência em negociações. Fale conosco!