Alugar um imóvel, às vezes, pode ser uma decisão difícil para o inquilino, sobretudo, senão tiver uma total consciência das diferentes necessidades e prioridades no momento de alugar. Por isso, mesmo se for uma decisão difícil, o melhor a fazer é visitar o imóvel, para assim ter uma ideia clara e definida do que pretende alugar. No entanto, sabemos que as visitas também podem se converter num problema, pois, em muitos casos, os inquilinos nem sabem quais deveriam ser os pontos a levar em conta no momento de visitar um imóvel.
Nesse sentido, preparamos uma série de dicas que serão muito úteis para ajudá-lo no momento da visita em um imóvel, assim como para alugá-lo, bem como tomar a melhor decisão.
Para essa análise identificamos alguns pontos principais a se levar em conta numa visita imobiliária.
É muito importante conhecer o estado geral do imóvel antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo: quanto ano de antiguidade já tem o prédio, quantas vezes foram reparadas nos últimos anos, qual é o estado do chão e da pintura, qual é a situação do imóvel (se é alugado diretamente pelo proprietário ou há um intermediário), quais seriam as principais vantagens e desvantagens de alugá-lo, etc. Todas essas questões são importantes para a formação de uma idéia geral das condições do imóvel e começar a avaliar os outros pontos que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.
Este ponto é altamente relevante para tomar uma boa decisão, pois muitas vezes as pessoas ficam sós com a visão geral do imóvel e não reparam nos detalhes de funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas. Por isso, sempre que visitar um imóvel deve observar detalhadamente toda a parte hidráulica do apartamento. Abra todos os chuveiros e as torneiras e acione a descarga de água do sanitário. Não se esqueça de nenhum detalhe. Todos são importantes. Também, é necessário observar toda a rede elétrica do prédio. Acenda as luzes, conecte um dispositivo à tomada e perca a vergonha de se apropriar do prédio durante a visita. É muito melhor passar por uma pessoa com demasiado interesse do que sofrer as consequências de não ter reparado no funcionamento hidráulico ou elétrico da sua futura casa.
Verifique a segurança do imóvel, já sabe o que se diz: é melhor prevenir do que lamentar. Por isso, a segurança do apartamento é essencial para a decisão que você irá tomar. Repare se tem câmeras de vigilância, se tem serviço de segurança privada, se as janelas são seguras e fecham bem e se as fechaduras das portas estão em bom estado. Todos esses detalhes são necessários para que você tenha a certeza de que a sua nova casa é a ideal para você.
Uma boa localização fará com que se sintam mais a gosto com o seu novo apartamento. Por isso, quando você visitar o imóvel é muito importante que esteja atento à localização do prédio e ao ambiente ao seu redor. Saia. Dê um passeio pelas ruas do bairro, conheça as lojas, os restaurantes, as escolas, os bares e os centros de saúde. Visite todos os lugares que considere importantes para o seu possível novo entorno de vida. Além disso, repare nos bairros que ficam próximo e na sensação de segurança que lhe dá o entorno do prédio e confie na sua intuição. Mas se não se sentir completamente satisfeito com a sua experiência pessoal, pode fazer uma pequena pesquisa nos portais imobiliários e perguntar às pessoas se o bairro é bom para se viver. Uma boa localização é imprescindível para tomar a decisão de alugar um imóvel e não outro.
Assim como a localização e o entorno são vitais para se sentir a gosto com a sua decisão, também deve reparar na vizinhança. Por exemplo, se você é uma pessoa jovem e social, o mais provável é que você queira viver num ambiente amigável e divertido, razão pela qual é muito importante reparar nos seus vizinhos e ver se pode haver uma boa relação com eles. Também isto é muito importante para entender as dinâmicas de convivência do prédio e manter uma boa comunicação com os seus futuros vizinhos.
Este ponto é essencial para saber se o imóvel se adapta completamente às suas prioridades e às suas necessidades. Pergunte sobre os animais de estimação se são permitidos, se há regras específicas para os horários ou para alguma reunião à qual você precise participar. Também questione sobre as regras gerais do condomínio, qual é o regimento interno das áreas comuns, das garagens, do uso do elevador, das datas e horas permitidas para mudar-se ou até dos horários de silêncio. Peça as regras e leia-as detalhadamente, o melhor é evitar arrependimentos futuros e assim não ter nenhuma surpresa que possa resultar circunstâncias desagradáveis.
Antes de tomar qualquer decisão, aproveite a visita ao imóvel para falar com a pessoa encarregada e aclarar todas as dúvidas que tiver sobre o contrato. Por exemplo, pergunte qual é o tipo de contrato, se precisa de uma caução, como se renova ou se cancela o contrato, etc. Todos esses pontos são altamente relevantes para se tomar uma boa decisão sobre o imóvel e ter claro qual é o panorama global dos requisitos e as regras legais do prédio. Além disso, aclarar as suas dúvidas ajudará você a se sentir muito mais tranquilo com a decisão que irá tomar.
Por último, leve em conta que o processo de aluguel pode não ser tão rápido quanto imaginava. Normalmente, não é muito comum que as pessoas escolham o primeiro apartamento que visitam pelo qual o processo pode ser longo e até um bocado tedioso. O mais importante é ter sempre em mente que não está procurando qualquer coisa, está procurando uma casa para viver, portanto, a decisão não deve ser feita sem cuidado. Por isso, você precisa ter muita paciência, para fazer a melhor escolha possível. Lembre-se: alugar um imóvel é todo um processo, tanto legal quanto pessoal.