Grupos de Whatsapp do condomínio: Dicas para usar a ferramenta a seu favor

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Grupos de Whatsapp do condomínio: Dicas para usar a ferramenta a seu favor

Todo mundo que possui WhatsApp está em pelo menos um grupo. Os grupos facilitam a comunicação entre pessoas que possuem pontos em comum. Por isso, nada mais justo do que ter um grupo de WhatsApp do condomínio para otimizar a comunicação. Mas para que o grupo não se torne um depósito de mensagens inúteis ou mesmo um canal de ofensas e brigas, vamos dar algumas dicas importantes para utilizar a ferramenta a seu favor.

Não crie o grupo antes de falar com os moradores

As pessoas devem querer fazer parte do grupo do WhatsApp do condomínio. E mais que isso, elas devem estar cientes dos motivos que levaram à criação deste. No grupo, dados pessoais como o número de telefone serão facilmente acessados por outros membros. Por isso é necessário que o morador autorize a inclusão no grupo ciente disso.

Crie regras claras para utilização e certifique-se de que todos estão de acordo

A ideia de ter um grupo é facilitar a comunicação. Porém, muitas pessoas aproveitam os grupos para enviar correntes, fake news e mensagens de bom dia. O problema é que as informações que são realmente relevantes para o condomínio se perdem no meio de outras mensagens com assuntos aleatórios. Por isso é necessário que as regras sejam estabelecidas no momento da criação do grupo e repassadas com cada novo membro que é incluído. Além disso, é necessário fazer a moderação do grupo e advertir ou mesmo excluir quem estiver descumprindo as regras. 

Grupos de WhatsApp de condomínios maiores são ainda mais difíceis de administrar. Para isso, é recomendável que o administrador desabilite o envio indiscriminado de mensagens pelos membros. Essa é uma maneira de deixar o grupo mais organizado e otimizar a comunicação. 

Não deixe os membros sem resposta

A comunicação deve ser uma via de mão dupla. Do mesmo modo que os administradores do grupo podem enviar mensagens, os moradores do condomínio e membros do grupo podem utilizar o canal para esclarecimento de dúvidas. Por isso, se você por o administrador, esteja sempre de olho nas mensagens e responda o quanto antes às dúvidas enviadas no grupo. 

 Não utilize o grupo para tratar de problemas pontuais

Suponha que os moradores do sétimo andar da torre B identificaram um problema somente naquele andar. Não há necessidade de tratar da resolução desse problema no grupo, pois isso torna o grupo cansativo e desinteressante para todos os demais moradores. O ideal nesses casos é chamar apenas os moradores afetados pelo problema no particular e, se for o caso, criar um pequeno grupo temporário somente para a resolução do caso pontual. 

Não exponha nenhum membro do grupo

O respeito deve sempre permanecer no grupo. Por isso, críticas, xingamentos e acusações não devem ser aceitos em hipótese alguma. Inclusive, esse tipo de conflito dentro do grupo de WhatsApp do condomínio pode se tornar um processo na justiça. Além disso, mesmo a exposição de algum membro em relação a algo simples, como jogar o lixo no local incorreto, pode desencadear uma situação desagradável para todos e um problema ainda maior. Então lembre-se, esteja atento para interromper qualquer princípio de briga e caso precise advertir alguém, faça sempre no particular.

Para mais dicas de administração de condomínios, entre em contato com a nossa equipe

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