Condomínio seguro para crianças é fundamental!

Taxas de manutenção predial: De quem é a conta?
06/14/2021
Grupos de Whatsapp do condomínio: Dicas para usar a ferramenta a seu favor
06/28/2021

Condomínio seguro para crianças é fundamental!

A vida em condomínio é muito atrativa para quem possui crianças. Isso porque, dentro dos limites do condomínio, grupos de crianças se reúnem para brincar. Mas será que o condomínio é realmente seguro? Oferecer lugares seguros onde os pequenos possam brincar é fundamental.

Existem muitos perigos escondidos nas áreas de uso comum, playgrounds, quadras e piscinas. As crianças são muito ativas e podem sofrer acidentes nessas áreas. Por essa razão é tão importante ter um condomínio seguro para que elas não se machuquem enquanto brincam. 

Como garantir a segurança das crianças?

Primeiramente, é fundamental orientar os pais que as brincadeiras sempre devem ser acompanhadas e supervisionadas por um responsável. Igualmente importante é garantir que as áreas de uso comum não apresentem problemas estruturais, como escadas sem corrimão, buracos no piso, piscina sem cercado de proteção, piso escorregadio em áreas molhadas, etc.

Nas áreas que são especialmente destinada à recreação infantil, como brinquedotecas, playgrounds e quadras esportivas, é preciso estar sempre atento se o assoalho é macio e está em bom estado. Os brinquedos de madeira não devem ter farpas e parafusos aparentes. Também convém cuidar para que as partes metálicas não estejam enferrujadas ou tenham pontas afiadas. 

Os brinquedos que compõem a brinquedoteca também não devem ter partes que se soltem facilmente, ou que exponham as crianças a riscos de corte ou machucados. Além disso, essa sala deve possuir proteção nas janelas, ou preferencialmente ficar no andar térreo. 

Áreas que devem ser proibidas

O elevador, a garagem e a piscina jamais devem ser acessados por crianças desacompanhadas. Isso porque, os elevadores podem levar as crianças a áreas perigosas do prédio, de onde há grande risco de quedas. Além disso, o equipamento pode sofrer uma pane ou parar por falta de energia, gerando consequências graves às crianças. 

A garagem é um local de intensa movimentação de veículos e oferece grande risco às crianças. Os acidentes mais comuns ocorrem porque, devido à altura, normalmente os motoristas não enxergam as crianças enquanto manobram seus veículos. Por isso, esse local não deve ser de fácil acesso para os pequenos. 

Por último, a piscina também nunca deve ser acessada por crianças desacompanhadas, já que, além do risco de afogamento, também há perigo de escorregões nas áreas molhadas. Os acidentes de crianças em piscinas são muito comuns. Porém, quando há supervisão de adultos, a brincadeira se torna muito mais segura. 

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ler mais conteúdos como este. A Zelo possui ampla experiência no mercado imobiliário e pode ajudar a solucionar todas as suas dúvidas. 

(Visited 108 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *