Comprar um terreno para construir ou comprar um imóvel pronto?
05/28/2021
Taxas de manutenção predial: De quem é a conta?
06/14/2021

Apartamento na planta ou pronto?

Ambas as opções possuem benefícios e desvantagens. Por isso, escolher entre apartamento na planta ou pronto pode não ser uma tarefa tão simples. Em primeiro lugar, é importante saber que a compra de qualquer imóvel é um investimento que demanda uma quantia expressiva de dinheiro. Por isso queremos te ajudar a tomar a melhor decisão com pontos importantes para se levar em consideração no momento da escolha. Confira!

Apartamento pronto

A maior vantagem de comprar qualquer imóvel pronto é a possibilidade de se mudar para ele num curto espaço de tempo. É sempre bom ressaltar esse aspecto porque normalmente ele é o fator fundamental na decisão de quem compra um imóvel. Por isso, se você e sua família têm pressa de entrar no imóvel, não tem por que cogitar a compra de um imóvel na planta. 

Outra vantagem expressiva de adquirir um imóvel pronto é que, como o próprio nome diz, ele está pronto, e isso implica não ter atrasos na entrega, não ter a chance de a construtora falir e não entregar o imóvel, ou mesmo de receber um imóvel cheio de defeitos estruturais. Em outras palavras, comprar um imóvel pronto evita surpresas desagradáveis entre o momento da compra até a entrada no imóvel. 

A desvantagem de comprar um apartamento pronto é o custo. O valor da entrada gira em torno de 30%, e vale lembrar que esses 30% são calculados em cima do valor de um imóvel pronto, portanto mais caro. E logo em seguida tem o valor das parcelas, que certamente serão mais caras. 

Outra desvantagem é que, como o imóvel pertencia a outro proprietário, é necessário ter muito cuidado ao analisar a documentação do imóvel e do atual dono para certificar-se de que o imóvel não possui disputas judiciais ou dívidas. 

Apartamento na planta

Para quem possui menos dinheiro e mais tempo para se mudar, essa pode ser uma opção de investimento muito interessante. Isso porque, embora o valor da entrada também corresponda a 30% do valor do imóvel, ele poderá ser dividido pelo período de construção do condomínio, que dura em média 3 anos. Assim, mesmo com as parcelas intermediárias que têm um valor mais elevado, é possível pagar a entrada do imóvel de maneira mais diluída. 

Se no imóvel pronto você terá um trabalho e até um custo para analisar toda a documentação do proprietário e do imóvel, no imóvel na planta isso não acontece. Isso porque o contrato é feito diretamente com a incorporadora, sem precisar passar por terceiros. 

Outra vantagem, principalmente no que diz respeito ao investimento, é a possível valorização do imóvel. Por ter um valor mais baixo quando adquirido, quando a unidade fica pronta o valor do imóvel acompanha o valor do mercado. Por isso, se algum dia você pretender vender o apartamento, tenha a certeza de que irá recuperar o valor investido e ainda lucrar com a venda.

As desvantagens do apartamento na planta são todas aquelas derivadas do fato de ser um imóvel que ainda está na planta, ou seja, um imóvel que por enquanto existe apenas no planejamento. Isso quer dizer que, além de você demorar alguns anos para poder se mudar, ainda existe toda a incerteza quanto à qualidade e cumprimento das cláusulas contratuais,  prazos e garantias. 

Acerte na escolha!

Então, se você está planejando mudar em um curto prazo, a opção de um apartamento pronto é a melhor para você. Independentemente da sua escolha, o momento de ter um imóvel próprio é muito especial. Então conte com o auxílio de especialistas do mercado imobiliário para tomar uma boa decisão. Converse com a nossa equipe e conheça nossas opções!

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *