Vida em condomínio na pandemia: Reclamações, barulho e outros conflitos

Covid-19: cuidados para se atentar nas áreas de uso comum do condomínio
07/06/2021
Recomendações para pets em apartamento
07/22/2021

Vida em condomínio na pandemia: Reclamações, barulho e outros conflitos

A pandemia de covid-19 mudou para sempre o modo como encaramos o nosso lar. Isso porque, antes da pandemia, as pessoas passavam pouco tempo confinadas em um apartamento. A rotina de trabalho e estudos nos obrigava a passar muito mais tempo na rua do que em casa. Porém, com as restrições de circulação, as famílias se viram obrigadas a passar todos os dias fechadas dentro de casa, o que tornou a vida em condomínio muito mais complicada, com reclamações, barulho e outros conflitos. 

Mesmo que a vacinação já esteja em andamento no Brasil, muitas pessoas ainda seguirão trabalhando de casa por muito tempo. Por isso, separamos dicas importantes para lidar com os problemas da vida em condomínio na pandemia. Confira!

Queixas de barulho são as campeãs dos condomínios na pandemia

Seja pelo confinamento de pets e crianças, ou por obras para melhoria nos apartamentos, música alta e até por conflitos familiares, o barulho é a maior queixa dos moradores nos períodos de isolamento social.

 A regra principal para enfrentar esse tipo de problema é entender que todos estão reaprendendo a existir dentro de seus apartamentos e colocar-se no lugar do outro antes de fazer barulho. Você precisa mesmo ouvir música alta ou pode ouvir sua música favorita em um fone de ouvido? Vai fazer obra? Converse com seus vizinhos e avise antecipadamente que no período terá barulho de obras. Empatia, respeito e tolerância são muito importantes para lidar com esses problemas.

Soluções amigáveis são sempre mais bem-vindas nesse tipo de situação. Mas se mesmo dialogando com os vizinhos não for possível solucionar esses conflitos, entre em contato com o síndico do condomínio para que ele tome as devidas providências.

Reclamações em grupos de WhatsApp

Inúmeros conflitos aconteceram entre vizinhos nos grupos de WhatsApp do condomínio. O aplicativo, embora facilite a comunicação, pode tornar um pequeno desentendimento em uma briga muito maior, na maioria das vezes por um conflito simples de resolver. A dica aqui é buscar resolver pequenos conflitos no particular, apenas com a pessoa envolvida. 

Cuidado! A exposição da intimidade de alguém, ou mesmo xingamentos e acusações podem se tornar um processo na justiça. Além disso, é muito desagradável ter que conviver com vizinhos com quem você entrou em atrito. Por isso, a “política da boa vizinhança” é sempre a melhor opção. 

Restrições de uso das áreas comuns

Muitas queixas também foram feitas por moradores que gostariam de continuar tendo acesso à piscina, salão de festas, churrasqueira etc, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia. Como não existe legislação específica sobre isso, a decisão de restringir essas áreas fica a critério do síndico ou da administradora. 

Porém, a recomendação de evitar aglomerações é para todo o país. Sendo assim, os moradores devem ter o bom senso de evitar essas áreas. Além disso, é necessário sempre se atentar se o condomínio está cumprindo seu papel e higienizando elevadores e demais áreas de uso comum para evitar a contaminação. 

É direito dos moradores cobrar essas medidas de segurança para garantir a saúde de todos. Porém, cada um também deve fazer a sua parte e sempre utilizar a máscara corretamente e higienizar as mãos com frequência. 

Para mais dicas sobre a vida em condomínio, acompanhe nosso blog

(Visited 102 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *