Como escolher a imobiliária ideal para meu imóvel?

Como transformar um ambiente
Como transformar um ambiente pequeno em seu lar perfeito?
12/26/2019
8 Dicas muito importantes para a visita do seu imóvel
02/06/2020

Como escolher a imobiliária ideal para meu imóvel?

Atualmente, o setor imobiliário no Brasil apresenta uma grande oferta, mas é muito importante ter presente que não todas as agências imobiliárias que fazem parte do setor cumprem com os requerimentos legais ou com uma experiência, que possa ser verificada para avaliar a sua escolha. Segundo vários estudos feitos no setor imobiliário, o mais recomendável é sempre procurar uma agência imobiliária para alugar ou vender o seu imóvel de forma rápida, eficiente e segura. Isto não só garantirá o aluguel ou a venda, mas também o fará de forma confiável. Porém, sabemos que uma grande parte das pessoas desconhecem as vantagens e os valores adicionais de trabalhar com uma imobiliária, razão pela qual é preciso deixar em claro como contar com um aliado experiente no mercado, com parâmetros de qualidade e confiabilidade, é a melhor opção no momento de comparar os custos e os benefícios. Preparamos este texto para você compreender quais são as vantagens de alugar ou vender o seu imóvel com uma agência imobiliária e quais são os pontos mais importantes que você precisa ter presente no momento de escolher a imobiliária idônea para seu imóvel.

Então, o que se deveria levar em conta uma pessoa no momento de escolher a imobiliária ideal para seu imóvel? A primeira coisa que você deve procurar em qualquer agência imobiliária é confiança. Deve se sentir seguro e tranquilo com a agência que escolher. A imobiliária deve ter experiência verificável tanto no setor, e no mercado, quanto na região. Ou seja, o melhor é que a imobiliária que você escolha conte com uma boa reputação e um bom reconhecimento profissional. Isto ajudará você a ter uma escolha certa e deixar o seu imóvel nas melhores mãos possíveis.

Da mesma maneira, uma boa imobiliária deve estar formada por um grupo de profissionais que sejam expertos no campo e também na região. Para começar, este grupo deve, pois, ajudar você a fixar o preço justo para o seu imóvel. Ao conhecer o mercado imobiliário da sua cidade será muito simples para uma boa agência determinar o preço justo para sua casa ou local. Depois, a imobiliária também deve se ocupar de alguns fatores como quais seriam as melhores formas de divulgação para seu imóvel. Neste sentido, dar-lhe conselhos e sugestões que você possa precisar e, dessa maneira, fazer que o seu imóvel seja cada vez mais atrativo. Mas olha! Atrativo não é enganoso! Se a agência estiver a exagerar o seu imóvel, preste atenção! O mais provável é que essa agência não seja muito profissional e, pelo contrário, isto pode desencadear problemas com os possíveis inquilinos, pois não sentirão confiança no anúncio e as recomendações deles provavelmente não sejam as melhores. Lembre-se: a confiança é fundamental em qualquer tipo de negócio. Além disso, uma agência imobiliária sempre deve garantir o seu pagamento, mesmo se houver qualquer tipo de imprevisto. É responsabilidade da imobiliária assegurar o pagamento em dia durante todo o tempo do contrato, mesmo se o inquilino se atrasar. O importante é sempre cumprir pontualmente. De igual forma, deve assegurar o cumprimento do contrato, firmado pelo inquilino e a imobiliária, e assim garantir tanto os deveres quanto os direitos das duas partes.

Contudo, uma boa imobiliária deve apresentar garantias e valores adicionais, e não só as funções habituais de uma agência. Por exemplo, deve oferecer ao arrendatário um serviço de manutenção constante, que garanta a sua tranquilidade e a do inquilino. Da mesma forma, esta manutenção constante ajudará você a alugar o seu imóvel muito mais rápido do que outros, porque sempre vai estar pronto para ser ocupado. Também pode oferecer outras coisas como sessões de fotos, anúncios publicitários em portais específicos ou um contrato com assinatura online. Poderíamos dizer então que todos esses serviços oferecidos pela agência imobiliária devem ter como objetivo liberar ao proprietário de preocupações, ou pelo menos, reduzi-las, a fim de melhorar o processo de aluguel e fazê-lo cada vez mais eficiente, seguro e rápido.

Agora, também é preciso pensar em aspetos de ordem legal no momento de escolher a imobiliária ideal. Por exemplo, é muito importante saber com total certeza qual é a porcentagem que a imobiliária vai cobrar pelos serviços prestados, com respeito ao preço do aluguel. Normalmente, uma taxa administrativa aceitável no setor pode variar entre 8% e 10%, pelo qual um valor mais elevado dessa porcentagem não parece um acordo muito justo. Também, é importante saber a partir de quando se vai cobrar essa taxa, se desde o momento em que o contrato for assinado ou desde que a agência imobiliária comece com a divulgação e a publicidade do seu imóvel. O mais comum é cobrar a taxa só quando o contrato for assinado, por isso esteja atento aos cobros!  

Por último, é de grande relevância pensar no atendimento geral que a imobiliária preste ao cliente, tanto ao arrendatário quanto ao inquilino. Um bom atendimento sempre está acompanhado de um serviço amigável, flexível e respeitoso, aberto às negociações e às sugestões. Por isso, é vital que você se sinta num bom ambiente, marcado pela cordialidade e, como já falamos várias fezes, pela confiança. Não se esqueça: cada cliente é importante e cada caso merece atenção e tempo.

No caso de Campinas, por exemplo, o mais importante é que a imobiliária que você escolher tenha experiência tanto na cidade e na região, quanto no estado paulista. Lembre-se que, pelo fato de Campinas ser uma cidade muito desenvolvida comercial e academicamente, os preços do setor imobiliário se veem influenciados. Além, Campinas é localizada a tão só 90 km da cidade de São Paulo, pelo qual é uma das cidades preferidas da região. Tudo conta!

Caso você queira saber mais sobre o setor imobiliário de Campinas ou você esteja interessado em alugar seu imóvel, entre no perfil da Zelo Imóveis, uma agência imobiliária com mais de três décadas de experiência no mercado e na região. Contamos com um grupo de profissionais muito capacitados que, com certeza, se adaptarão às suas necessidades e expectativas. Fale conosco e cadastre-se!

(Visited 280 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *