8 Dicas muito importantes para a visita do seu imóvel

Como escolher a imobiliária ideal para meu imóvel?
01/20/2020
Quer alugar o seu imóvel mais rápido? Siga estas dicas
03/01/2020

8 Dicas muito importantes para a visita do seu imóvel

Alugar um imóvel, às vezes, pode ser uma decisão difícil para o inquilino, sobretudo, senão tiver uma total consciência das diferentes necessidades e prioridades no momento de alugar. Por isso, mesmo se for uma decisão difícil, o melhor a fazer é visitar o imóvel, para assim ter uma ideia clara e definida do que pretende alugar. No entanto, sabemos que as visitas também podem se converter num problema, pois, em muitos casos, os inquilinos nem sabem quais deveriam ser os pontos a levar em conta no momento de visitar um imóvel.

Nesse sentido, preparamos uma série de dicas que serão muito úteis para ajudá-lo no momento da visita em um imóvel, assim como para alugá-lo, bem como tomar a melhor decisão.

Para essa análise identificamos alguns pontos principais a se levar em conta numa visita imobiliária.

1.Estado geral do imóvel

É muito importante conhecer o estado geral do imóvel antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo: quanto ano de antiguidade já tem o prédio, quantas vezes foram reparadas nos últimos anos, qual é o estado do chão e da pintura, qual é a situação do imóvel (se é alugado diretamente pelo proprietário ou há um intermediário), quais seriam as principais vantagens e desvantagens de alugá-lo, etc. Todas essas questões são importantes para a formação de uma idéia geral das condições do imóvel e começar a avaliar os outros pontos que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.

2. Estado detalhado: instalações hidráulicas e elétricas

Este ponto é altamente relevante para tomar uma boa decisão, pois muitas vezes as pessoas ficam sós com a visão geral do imóvel e não reparam nos detalhes de funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas. Por isso, sempre que visitar um imóvel deve observar detalhadamente toda a parte hidráulica do apartamento. Abra todos os chuveiros e as torneiras e acione a descarga de água do sanitário. Não se esqueça de nenhum detalhe. Todos são importantes. Também, é necessário observar toda a rede elétrica do prédio. Acenda as luzes, conecte um dispositivo à tomada e perca a vergonha de se apropriar do prédio durante a visita. É muito melhor passar por uma pessoa com demasiado interesse do que sofrer as consequências de não ter reparado no funcionamento hidráulico ou elétrico da sua futura casa.

3. Segurança do imóvel

Verifique a segurança do imóvel, já sabe o que se diz: é melhor prevenir do que lamentar. Por isso, a segurança do apartamento é essencial para a decisão que você irá tomar. Repare se tem câmeras de vigilância, se tem serviço de segurança privada, se as janelas são seguras e fecham bem e se as fechaduras das portas estão em bom estado. Todos esses detalhes são necessários para que você tenha a certeza de que a sua nova casa é a ideal para você.

4. Localização e entorno

Uma boa localização fará com que se sintam mais a gosto com o seu novo apartamento. Por isso, quando você visitar o imóvel é muito importante que esteja atento à localização do prédio e ao ambiente ao seu redor. Saia. Dê um passeio pelas ruas do bairro, conheça as lojas, os restaurantes, as escolas, os bares e os centros de saúde. Visite todos os lugares que considere importantes para o seu possível novo entorno de vida. Além disso, repare nos bairros que ficam próximo e na sensação de segurança que lhe dá o entorno do prédio e confie na sua intuição. Mas se não se sentir completamente satisfeito com a sua experiência pessoal, pode fazer uma pequena pesquisa nos portais imobiliários e perguntar às pessoas se o bairro é bom para se viver. Uma boa localização é imprescindível para tomar a decisão de alugar um imóvel e não outro.

5. Vizinhança

Assim como a localização e o entorno são vitais para se sentir a gosto com a sua decisão, também deve reparar na vizinhança. Por exemplo, se você é uma pessoa jovem e social, o mais provável é que você queira viver num ambiente amigável e divertido, razão pela qual é muito importante reparar nos seus vizinhos e ver se pode haver uma boa relação com eles. Também isto é muito importante para entender as dinâmicas de convivência do prédio e manter uma boa comunicação com os seus futuros vizinhos.

6. Regras do prédio

Este ponto é essencial para saber se o imóvel se adapta completamente às suas prioridades e às suas necessidades. Pergunte sobre os animais de estimação se são permitidos, se há regras específicas para os horários ou para alguma reunião à qual você precise participar. Também questione sobre as regras gerais do condomínio, qual é o regimento interno das áreas comuns, das garagens, do uso do elevador, das datas e horas permitidas para mudar-se ou até dos horários de silêncio. Peça as regras e leia-as detalhadamente, o melhor é evitar arrependimentos futuros e assim não ter nenhuma surpresa que possa resultar circunstâncias desagradáveis.

7. Dúvidas sobre o contrato

Antes de tomar qualquer decisão, aproveite a visita ao imóvel para falar com a pessoa encarregada e aclarar todas as dúvidas que tiver sobre o contrato. Por exemplo, pergunte qual é o tipo de contrato, se precisa de uma caução, como se renova ou se cancela o contrato, etc. Todos esses pontos são altamente relevantes para se tomar uma boa decisão sobre o imóvel e ter claro qual é o panorama global dos requisitos e as regras legais do prédio. Além disso, aclarar as suas dúvidas ajudará você a se sentir muito mais tranquilo com a decisão que irá tomar.

8. Paciência

Por último, leve em conta que o processo de aluguel pode não ser tão rápido quanto imaginava. Normalmente, não é muito comum que as pessoas escolham o primeiro apartamento que visitam pelo qual o processo pode ser longo e até um bocado tedioso. O mais importante é ter sempre em mente que não está procurando qualquer coisa, está procurando uma casa para viver, portanto, a decisão não deve ser feita sem cuidado. Por isso, você precisa ter muita paciência, para fazer a melhor escolha possível. Lembre-se: alugar um imóvel é todo um processo, tanto legal quanto pessoal.

(Visited 279 times, 1 visits today)

Os comentários estão encerrados.