Chegou o momento tão esperado por muitos: a realização do sonho da casa própria. Seja para morar ou para investimento, comprar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. A decisão já passa por um dilema logo no início: comprar usado ou novo?
Comprar um imóvel novo, na planta, é muito diferente de comprar um imóvel usado. Isso porque, ao investir em um imóvel na planta, o futuro proprietário irá pagar por ele mesmo antes de estar pronto para morar, o que pode não ser um bom negócio para quem tem pressa de se mudar. Por outro lado, um imóvel usado pode precisar de algumas reformas, ou mesmo reparos, antes de ser habitado, além de ter o prazo para o atual dono deixar o imóvel.
Mas sendo novo ou usado, existem alguns cuidados que todos devem ter ao adquirir um imóvel para não ter nenhum tipo de prejuízo. Por isso, para te auxiliar na hora de comprar o seu imóvel, trouxemos 3 dicas importantes. Confira a seguir!
Antes de tudo, faça uma lista das suas prioridades. Estabeleça a localização onde deseja morar e faça visitas à vizinhança escolhida para observar se o bairro é seguro, bem localizado, se atende às suas necessidades.
Outro cuidado importante ao comprar um imóvel é fazer o seu planejamento financeiro. Em outras palavras, é imprescindível saber o quanto você pode gastar na compra do imóvel sem comprometer o seu orçamento familiar e contando com custos extras. O preço do imóvel também é um fator determinante na escolha.
Além disso, é importante verificar se o tipo e o tamanho do imóvel são apropriados para a sua necessidade. Famílias grandes precisam de espaços maiores, por exemplo. Do mesmo modo, quem possui animais ativos e de porte grande dificilmente conseguirão viver em apartamento. Escolher o imóvel mais adequado te dará a certeza de ter feito um bom negócio.
Sabemos que após fechar o negócio, a ansiedade para assinar o contrato e pegar as chaves é muito grande. Porém, é preciso ter calma neste momento. Se estiver comprando um imóvel usado, será necessário tirar certidões negativas do atual proprietário e do imóvel para ter certeza de que não há comprometimento com a justiça. Alguns exemplos de certidões são: Cartório de protestos, Débitos de impostos (como IPTU), Ações cíveis, Falência, Ações trabalhistas e Justiça federal.
Por outro lado, caso esteja adquirindo um imóvel novo, procure conhecer a credibilidade da construtora. Procure depoimentos de pessoas que já compraram imóveis dessa empreiteira para saber se os prazos e cláusulas contratuais são respeitados e qual é a sua reputação. Escolher uma construtora sólida, com boa reputação e histórico, te dá muito mais segurança na hora de fechar negócio!
O contrato de compra e venda de imóvel é o documento mais importante dessa transação, pois é nele que estarão as partes, seus compromissos, prazos, valores e condições de pagamento. Ao assinar um contrato, é importante saber que as duas partes estarão assumindo um compromisso que, caso não cumprido, poderá sofrer penalidades.
Por essa razão, é de suma importância ler e analisar cada ponto tratado no contrato antes de assiná-lo e, caso seja necessário, solicitar alterações. Listamos a seguir alguns pontos que merecem mais atenção:
Como pode ver, existem muitos processos para acertar na compra do seu novo imóvel. Definitivamente não é uma tarefa fácil para quem pretende fazer tudo isso sozinho, sem a ajuda de uma imobiliária. As imobiliárias fazem uma ponte entre compradores e imóveis. Elas são capazes de apresentar opções que mais se encaixam em suas necessidades e orçamentos e cuidam de toda a parte burocrática para que você não precise se preocupar. Portanto, adquirir seu imóvel através de uma imobiliária é uma opção segura e prática, e que dificilmente te trará arrependimentos. Entre em contato conosco!